FOTOS DO MEU FACEBOOK

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um Brasil que vivemos é um Brasil que escolhemos viver

Protestos por todo Brasil em 2013
Sinto que o Brasil está tristemente representado e nessas eleições temos péssimas opções. Não sou de anular votos e nem irei, certo mesmo apenas para estadual, federal e senador, já governo é o problema. Sinto que devo votar no menos ruim, o que de certo modo jogaria meu voto no lixo. Já para presidente acredito que meu voto será para Marina Silva. Talvez ela não seja a solução mágica dos nossos problemas, mas de certo modo acredito que ela vai fazer mudanças boas e radicais no cenário político do Brasil, por esse motivo, acredito eu que ela esteja sofrendo tantos ataques. São ataques que vem alimentando a população e ocupando o espaço eleitoral onde deveria conter propostas de seus respectivos candidatos. São ataques de estão sim fazendo muita diferença e que podemos ver isso nas diversas pesquisas. Sem falar no questionamento que se dá sobre sua religião. Sou católico e não vejo problemas em ter uma presidente evangélica, principalmente se ela tiver o amadurecimento que presidir um país de forma laica.Acredito que não teremos problemas, caso contrário realmente será uma dor de cabeça. Mas vamos refletir um pouco, um país com tantos problemas estruturais, econômicos, administrativos e o escambau, questionar esse "problema" seria de fato o fator X dos nosso problemas? E entendas que não quero me ausentar desse questionamento, mas acho que não é prioridade quando se trata de uma eleição que aos poucos estamos reelegendo a representante de um partido que trata políticos corruptos julgados e condenados como heróis. Esquecerem desse detalhe, ou estão atendo a ataques no horário eleitoral? 

Bom, vindo de onde vem, mentir virou rotina no que diz respeito ao partido dos trabalhadores, afinal de contas eles tem bons representantes, não é mesmo Senhora presidente? Já acho um absurdo essa desigualdade de tempo aos candidatos, e a senhora ainda usa seu espaço para ataques?! Se bem que não é só ela que usa o horário eleitoral para esses fins, mas enfim, será que atitudes assim desestimula a população a participar mais na política? Bom, baseado no efeito negativo que tem movimentado as pesquisas, acredito que não. Dilma não é boba de parar com ataques sabendo que após tomar essas atitudes sua principal concorrente está em uma instável pontuação. Dentre esses fatores, ainda acho que as eleições deste ano, pelo menos "por aqui" não esquentou tanto como eu achava que iria.

Outro questionamento importante que quero fazer é a respeito do comportamento do próprio brasileiro. Onde foram parar os grande guerreiros que ferozmente foram as ruas impor mudanças na educação, na saúde, nos transportes, na transparência e por ai vai? Será que realmente adiantou tanta euforia, tanto quebra quebra e hoje nos encontramos próximo ao dia de votação e estamos prestes a reeleger aquela que pouco mais de um ano queríamos a cabeça?! Bom, realmente não sou antropólogo ou cientista político, mas são questionamentos que qualquer leigo pode fazer e refletir. Por isso reflita, pois um Brasil que vivemos é um Brasil que escolhemos viver.

Edilson Gomes

2 comentários:

Anônimo disse...

A pena é que não são muitos que pensam assim, mas enfim, é o Brasil, milhares e milhares de idéias misturadas entre boas e ruins. A escolha de um país melhor não é deles, é nossa. Isso sempre passa nas propagandas políticas tentando conscientizar o eleitor, mas enfim... somos humanos, e o que nos nutre são os erros.

Anônimo disse...

Você tem boas visões criticas sobre política, Edilson, sempre me surpreende, mas é como eu disse, quem sabe são os que tornam desta ex-metrópole de Portugal, um país. O que temos agora é fé, fora isso, só a certeza em quem votar.