FOTOS DO MEU FACEBOOK

sexta-feira, 14 de julho de 2017

REFORMA DO TEATRO DE MARANGUAPE.

Sabe quem foi o cara que em 2010 foi o primeiro a pegar uma câmera fotográfica e registrar o descaso do Teatro Municipal de Maranguape? Esse cara sou eu! E sim, eu vi a cortina do teatro despencar a centímetros de distância da Banda Municipal Maestro João Inácio da Fonseca ao fim de uma apresentação.

Não foi por cunho político e sim por apelo e necessidade artística! Era uma época de desmandos e um total descaso do dinheiro público. Era um período em que os movimentos artísticos viviam uma verdadeira caça às bruxas a quem ousasse falar da gestão da época. Meu grupo de teatro nasceu nesse período, onde o descasco era passado de gestão para gestão, sem mudar o grupo político. Foi aí que este grupo de teatro decidiu, já em seu nascimento, não depender exclusivamente do poder público, assim o grupo conquistou plateias de todo o Ceará tornando-se hoje referência, principalmente no teatro infantil.

Mas não é sobre o grupo que quero falar agora e sim sobre o Teatro Municipal Pedro Gomes de Matos, que depois de mais de 6 anos retoma a reforma embargada por uma série de problemas burocráticos, estruturais e políticos. Fico feliz claro, mas queria antes de tudo conhecer melhor o projeto de reforma. Até onde eu sei, corrija-me se eu estiver errado, um dos principais problemas que interromperam a continuidade da obra foi o projeto que não seguia as normas de segurança e que não estava apto para um teatro. Dai vem minhas perguntas o qual peço para quem conheça o responsável, posso me responder.

>> O teatro manterá ou ampliará a quantidade de cadeiras?
>> O projeto está levando em consideração a acústica do local para sua melhoria?
>> A cortina abrirá e fechará automaticamente?
>> As cadeiras superiores serão mantidas?
>> A iluminação terá cordas com contrapesos (Não sei o nome técnico) para que possamos descer a vara de iluminação e assim afinar a luz sem a necessidade de escadas ou andaimes? (Sempre foi um dos maiores problemas)
>> Haverá um telão? (Ouvi dizer que no projeto inicial, havia um telão de descia e subia automaticamente)
>>Terá equipamento próprio de som, ou ainda será alugado?
>>Haverá equipamentos profissionais de iluminação cênica no Teatro? (Fresnel, Scoop, PAR, Elipsoidal, Canhão Seguidor...)
>>Entradas grande para cenários?
>>Correção da Inclinação Palco/Plateia
Por fim...
>>Temos o direito e liberdade de conhecer o projeto? Afinal de contas é muito dinheiro envolvido e acredito que, para evitar um maquiagem "não teatral" na reforma do teatro é necessário uma fiscalização e acompanhamento de perto de toda população e também dos vereadores, eleitos para isso.

Não entendo muito de projeto de reforma, mas quero estar por dentro de tudo, afim de não deixar que façam do teatro municipal um elefante branco. Quem puder me tirar essas dúvidas ou complementá-las com mais perguntas, ficarei grato. Podem marcar pessoas responsáveis. É importante que essa postagem não seja usada para discussão política sem fundamento e sim para esclarecimentos!

Nenhum comentário: