FOTOS DO MEU FACEBOOK

sexta-feira, 18 de maio de 2012

POR UMA CULTURA EMANCIPATÓRIA E DEMOCRÁTICA

Vivemos em uma realidade onde a Educação de nossos jovens Maranguapenses, os treina, não para sonhar o impossível e sim para sonhar o que é somente possível. O mundo cultural Maranguapense (e quando falo neste aspecto, me refiro a má qualidade na educação em nosso município) foi conformando na cabeça de nossos jovens uma impossibilidade de sonhar com outros mundos e outras maneiras de ver e enxergar até mesmo o outro. Nossos jovens estão num processo cultural que domestica que limita que julga antes mesmo de conhecer.
O papel da cultura neste processo é libertar e não aprisionar, fazer com que o aluno veja o mundo além do que já existe, que tenha uma visão futura, algo que vá além do desejo de se conformar somente com o que já está posto e pronto em nossa sociedade. A cultura e as artes são verdadeiros parceiros do processo Educacional. Estas duas manifestações cultivadas no homem que vive em sociedade, consegue estimular o senso crítico dos educandos, desenvolvendo o ato da doação, da colaboração e do auto conhecimento. Nesta perspectiva o educando é convidado a se colocar no lugar dos outros para daí reconhecerem que a cultura do outro poderá complementar a minha dando sentido a dialética vida em sociedade. É preciso reconhecer que Maranguape CLAMA POR MUDANÇAS (fala do meu amigo GALDINO), e que esta mudança seja uma mudança que alavanque culturalmente o nosso povo, principalmente os nossos jovens, ativando-os politicamente, decidindo junto com os futuros governantes o futuro de um MUNICÍPIO onde queremos viver... E não apenas sobreviver...


A MUDANÇA SE ANUNCIA!
O FUTURO É AGORA!
PRA FRENTE MARANGUAPE.

Davidson Caldas Miná. 
(Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Ator, Diretor de Teatro e Professor de Artes no Colégio São José/Maranguape, Professor de Teatro/Colégio Christus. Atualmente atua e dirige a Cia Camarim de Teatro, coletivo de Artístico com trabalhos voltados para o trabalho educativo e social. É integrante a Cia Cearense de Molecagem e sócio-fundador do Grupo Bandeira das Artes em Fortaleza-Ceará.)

Nenhum comentário: